
30 de dezembro de 2007
27 de dezembro de 2007
24 de dezembro de 2007
23 de dezembro de 2007
22 de dezembro de 2007
Flocos de Neve Idílicos Vs Nojo Natalício
O âmbito natalício é assim tão fértil como estúpido? Tradicional como inovador? Adepto dos bons costumes ou javardo-festivo? Gosto do Natal Ponto Final Mas não desejo um bom a toda a gente porque sou preguiçoso, não é por mal.
"Somos todos seres humanos não é?"
19 de dezembro de 2007
expressarte - abdul mati klarwein " the most famous unknown artist" cicle
14 de dezembro de 2007
Breaking News 12/13/07: RAGE AGAINST THE MACHINE CONFIRM PORTUGAL
Vai deixar muita gente feliz, lá estaremos!

"Your anger is a gift"
11 de dezembro de 2007
10 de dezembro de 2007
9 de dezembro de 2007
6 de dezembro de 2007
Paradox
O meu filme do mês (Novembro)
3 de dezembro de 2007
Sons-dos-Montes (Novembro)

Para este mês que passou escolhi para "Sons-dos-Montes", o nosso mais recente programa, o Álbum de Rodrigo Leão, "Portugal, Um Retrato Social".
Um Álbum retratista que consegue através das ondas emitidas transmitir-nos muito daquilo que somos, e do passado em que nos revemos agora, no presente. Chegou até mim depois de ter visto a série de Documentários com o mesmo nome "Portugal, Um Retrato Social", a melhor banda sonora para um dos melhores Documentários Portugueses, a música consegue transmitir-nos imagens ao mesmo tempo que a imagem nos transmite uma harmoniosa melodia.
Este mês em que o Outono espreitou muito timidamente, estas músicas fizeram-me viajar entre o presente e o passado.
Esta foi a Minha escolha para este mês
1 de dezembro de 2007
Fazemos greve à 10.000 anos depois entre Vénus e Marte.
É que isto de greves é muito bonito e singelo, mas nós como portugueses que somos temos que admitir que fazemos greve desde que nascemos. Todos os dias fugimos à nossa responsabilidade, todos os dias criamos uma realidade alternativa, sempre naquela de adiar o difícil e apalpar o fácil. Como a fruta no mercado. Temos que ser realistas. Vá lá, eu sei que é difícil, mas tentemos. Fazemos greve à 10.000 anos depois entre Vénus e Marte. E ainda assim queremos mais. Queremos sempre mais. Menos trabalhar. Isso nunca. Se podemos viver a vida, vamos envolver-nos demasiado nela? Qual o sentido de tudo isto? Um dia seremos honestos e em vez de entregarmos atestados médicos e essas tretas fazemos greve para bem do país, ou da nação, ou da pátria, ou do descanso, ou do dinheiro, ou da nossa saúde, ou da saúde dos outros, ou da educação, ou da educação dos outros. Do tipo eu sou mau, vou fazer greve, só porque não tenho dinheiro para comprar um par de meias para oferecer no natal. Zás trás! Vai buscar!
Por isso eu digo: greve nunca mais! Era inventar uma poção mágica e inutilizar os grevistas mentais. O pior é aqueles que sem fazerem greve, morrem cansados. Só tenho Pena desses, como a Nª Srª.
26 de novembro de 2007
24 de novembro de 2007
Shopping 8.ª Avenida em São João da Madeira ridiculariza as mulheres
Surpresa: não há equivalente nos WCs femininos. Portugal século XXI, é mesmo?
.jpg)

21 de novembro de 2007
18 de novembro de 2007
Na bolsa dos Animais
As vacas estão gordas.
As avestruzes permanecem com a cabeça de baixo de terra.
Os abutres voam desesperados.
Os perús ingleses têm os dias contados.
Os patos de Benavente estão à beira de um ataque de nervos.
Assim vai a cotação da bolsa dos Animais.
12 de novembro de 2007
10 de novembro de 2007
Universidade = Pós-Secundário; Prof.Drs.Engs. Universitários = Bostik
É este o panorama das universidades portuguesas. Morangos com açucar, que continuam a vomitar a causa social da discoteca à quinta, muito branquinha e brilhante, onde a moda se confunde com a ignorância. O house comercial e o kizomba bacoco lançam os foguetes e os azeiteiros do costume apanham as canas. Isto há anos. E são tantos. O cordeiro de Deus ainda vende bem, pelos vistos. Vai uma óstia? Mas espera aí! Afinal são os mesmos de há 5 ou 10 anos atrás, pois lembro-me de apanhar canas com eles... no fundo as pessoas são como são. Não podemos mudar mentalidades, porque tudo é perfeito e nada é errado. As próprias associações de estudantes são o espelho do que virá a seguir. Empacota rápido que o tempo urge. O que interessa é que a capa esteja lavadinha na altura da praxe, porque ai sou o melhor e sou metaleiro e mau. Elas até gostam e tudo. Faz-nos sentir homes. Um dia quando morrer talvez perceba, mas ai ja é tarde.
Voltando ao início e associando os sotores professores universitários com o seu nobilíssimo grau de ensino constato que os srs do círculo de leitores que andam a vender livros de porta em porta também são doutorados. Porque nas universidades, certos professores pregam a bíblia com pregos sem a saberem, o que se torna hilariante, tirando o facto de que são eles que depois nos vão avaliar e de levarem 5 € a óstia. Conclusão: são tapa buracos. Professores bostiks. Ah e tal, não há professor naquela área pomos o grão-mestre de outra. É para isso que pagamos propinas. Para isso e para chumbarmos por faltas, como os dentistas fazem com os dentes podres dos capitalistas. Mas haja esperança, um dia a inquisição do ensino vai arder nas suas próprias palavras.
7 de novembro de 2007
"Agostinho da Silva" na internet
As palavras
6 de novembro de 2007
5 de novembro de 2007
2 de novembro de 2007
Sons-dos-Montes (Outubro)

E pronto, o meu álbum do mês é Ligação Directa de Sérgio Godinho. Tal como em "o filme do mês", começamos em português de Portugal. Porque cá há boa música, pouca mas boa.
Quanto ao álbum. Ligação directa fala desde amor a política sempre com a sátira e a alegria que marca Sérgio Godinho. É um álbum que recomendo vivamente porque as letras são simplesmente perfeitas, a sonoridade é simples e ao mesmo tempo complexa e existe uma ligação directa entre as duas.
A cima de tudo, este é um álbum popular e por isso feito para e a pensar no povo português. Um exemplo é a música "Só neste país" em que Sérgio Godinho, quando questionado, afirma: "Nós pensamos sempre que somos os melhores ou somos os piores. Num momento é tudo fantástico mas de repente já achamos que queremos é mudar de país porque isto aqui não vale nada - criam-se esses ciclos e contraciclos".
24 de outubro de 2007
16 de outubro de 2007
13 de outubro de 2007
"Weekend and Weekday

PHIL WONG
LOCATION Hertfordshire, UK
JOB Illustrator and Flash animator
CONTACT www.freewebs.com/hype4567
SOFTWARE Photoshop, Flash and Illustrator
Sons-dos-Montes
O funcionamento vai ser muito simples e semelhante ao de "O Meu Filme do Mês". Assim, todos os meses um membro vai ficar encarregue desta rúbrica escolhendo aquele que para si foi o álbum do mês.
A ordem será a seguinte:
Outubro: Sérgio
Novembro: Meireles
Dezembro: Francisco S.
Janeiro: Lebre
Fevereiro: António Veloso
A par disto existirá uma playlist que vai ser alterada todos os meses. Neste caso todos os membros enviaram para o Expressa-te uma musica à sua escolha com a excepção do encarregue do "Sons-dos-Montes" que enviará uma musica do álbum escolhido. As 5 músicas serão a playlist do mês no expressa-te.
Bons sons.
12 de outubro de 2007
Zinkarias
É muito triste ser uma pessoa deprimida.
Lugar comum, dirão alguns.
Mais uma razão para uma pessoa ficar deprimida, diremos nós."
8 de outubro de 2007
De volta à 2
7 de outubro de 2007
Simplesmente Expressa-te
E como estas ocasiões são propicias a mentes criativas o jantar não se ficou só pelo assado e pelas bebidas, projectos novos saltaram para cima da mesa de tal forma que foi necessário encontrar uma mesa maior para que as travessas do assado pudessem entrar na mesa.
De maneira a não retirar o carácter original do blog, e por forma a potenciar o seu desenvolvimento chegamos a 3 pontos de importância.
1º O Blog continuará a Expressar-se por tempo indeterminado
2º As bases ideológicas e expressivas construídas no passado terão futuro assegurado no Blog
3º Criação de novos projectos por forma a potenciar o desenvolvimento do Blog no meio
Projectos:
i) Sons-dos-Montes (A publicar em post)
ii) Criação de rúbricas de responsabilidade à cerca de um ou mais temas auto-propostos por cada contribuidor (A apresentar brevemente!)
Sugestões, observações e tudo o que tiver respeito com este espaço pede-se que façam comentários e/ou usem o e-mail do "Expressa-te" expressa-te@hotmail.com
1 de outubro de 2007
O Meu Filme do Mês - O Capacete Dourado

Negro da noite, uma estrada mal iluminada, motos em acção brincam com o perigo: um grupo de adolescentes desafia a morte num cruzamento.
Jota é o líder do grupo, inclassificável, vive em permanente conflito com tudo e todos. Não consegue parar. A sua disputa com a vida passa-se numa pequena cidade de província subjugada pela rotina dos pequenos conflitos, dos pequenos poderes e das pequenas traições. A sua forma de testar os limites, mais do que uma atitude de rebeldia, é um confronto com o horizonte do futuro que o aguarda. O seu destino não segue linhas rectas a não ser as do asfalto.
É então que aparece Margarida. Jota não tem interior, Margarida não tem exterior. Apesar disso, ou por isso mesmo, eles encontram-se. O que poderão fazer? Apenas seguir em frente, mesmo que tudo esteja contra eles. O amor é para ser vivido.
Realização: Jorge Cramez
Com: Eduardo Frazão, Ana Moreira, Rogério Samora, Henrique Martins, Carloto Cota, Alexandre Pinto, Jaime Freitas, Luís Félix, Maria João Luís, Alexandra Lencastre, Manuel Mozos, Teresa Madruga, Rita Blanco, António Fonseca, Luísa Cruz, Adriano Luz, Jorge Tibério
Site oficial: O Capacete Dourado
Género: Drama
Distribuição: Atalanta Filmes
Classificação: M/12
Portugal, 2007
83 min
Data de estreia: 20 de Setembro de 2007
29 de setembro de 2007
IV Festival Internacional DOURO JAZZ - "Jazz em época de vindimas"

É já a 4ª edição deste evento que já decorre na Régua, Bragança, Chaves e São João da Pesqueira além de Vila Real. Este ano destaque para o saxofonista Donald Harrison acompanhado pelo quinteto Santos/Melo, Diego Figueiredo Jazz Trio e principalmente para Billy Cobham, baterista norte-americano, considerado uma lenda viva do jazz de fusão. Ao todo são assim apresentados em Vila Real 5 fins de semana jazzísticos aliciantes a todos os apreciadores de musica.
www.dourojazz.com
www.teatrodevilareal.com
28 de setembro de 2007
26 de setembro de 2007
Por mais Um ano
E porque nem sempre estamos reunidos (vida de estudante é assim mesmo!), e como aconteceu no primeiro aniversário, este ano o Blog vai organizar um jantar de "Família", diz que é uma espécie de Tertúlia. Um jantar/reunião onde espera-se que todos os membros desta família possam estar presentes.
Um Jantar que será sobretudo para por a "conversa em dia" e ter em vista novas ideias e projectos por forma a dinamizar este espaço, assim estamos todos convidados a trazer ideias mais ou menos concretas para o jantar.
Por questões que se relacionam com datas e para que todos possam estar presentes a data mais adequada será o feriado de 5 de Outubro sexta-feira (fim-de-semana do renascimento do circuito de Vila Real).
Peço-vos que façam comentários e que deixem a vossa opinião e disponibilidade para o Jantar.
PARABÉNS!
20 de setembro de 2007
Caos.pt
10 de setembro de 2007
O Meu Filme do Mês - 21 Grams (21 Gramas)

O filme que vos proponho data já de 2003 e conta com um duo de luxo no que toca à 7ªarte contêmporanea: Alejandro González Iñárritu (realizador) e Guillermo Arriaga (argumentista). Tal como em Amores Perros e Babel eles conseguem fascinar o espectador mais incauto quer pelo argumento, quer pelo motivo da própria filmagem. O guião apresenta-nos vidas desencontradas e personagens perdidas no caos do dia a dia. O filme aborda também uma perspectiva mística, mas sem nunca perder o assento da realidade, pois embora seja claramente um drama, contem muitas mensagens ocultas adjacentes e problemáticas da nossa sociedade.
Um filme com pés, cabeça e coração.
O Meu filme do Mês (Continuação)
Após o Êxito da rubrica "O Meu filme do Mês" , achou-se por bem dar continuidade a este espaço dinamizador do Blog, que continuará funcionar nos mesmos moldes.
Depois de 5 bons filmes que foram dados a conhecer por 5 contribuidores, esperam-se outros tantos bons filmes, a escolher pelo contribuidor do mês, para esta rubrica.
Assim aqui fica a lista dos meses e os respectivos responsáveis por este espaço:
Lista dos meses:
Agosto: Francisco S.
Setembro: Lebre
Outubro: António Veloso
Novembro: Sérgio
Dezembro: Meireles
Para bem do Blog e de todos, estão a ser planeadas algumas novidades para o "EXPRESSA-TE" a serem reveladas em breve.
9 de setembro de 2007
Gosto de gritar baixo (assim em 3 partes)
O pior é quando gritam baixo em outros países. É a causa perdida. O fim das conferências pois o papa está perdido! Sim o de Roma, o descendente de Júlio César numa versão 3.0.
O que me chateia nisto é o alarido! Quer dizer, estou eu a falar baixo no meu país e vêm uns comilões de férias instalar-se na colónia deles (allgarve) querer igualar-me em tal façanha! Como no fim não conseguiram fogem, coitados. Cobardes sem rumo. Mas no fundo são educados porque se assustaram. A vida é assim. É o acaso. E o acaso pode ou não dar sangue. E depois pagamos todos. Somos envolvidos pelo circo dela. Que me importa acompanhar estrangeiros à porta de um aeroporto? Que me importa os taboloides ingleses que nós chamam jabardos? Era a invasão da inglaterra já! Eles fizeram-nos um Ultimato de estupidez, mas nos temos o Mapa cor-de-rosa.
Que interessa a Euroliga, o Tomaz Morais ou M.Torga? É nestas alturas que o povo hospitaleiro lusitâno exagera. Deixa-se levar por falinhas mansas da imprensa cor de rosa, sim aquela que passa nos jornais correntes. E depois resulta na utopia ou na morte. O circo está montado há muito meus amigos! E vende bem a tragédia, como sempre. Queremos tristeza ou não queremos?
É assisti-lo ou mudar de freguesia! Prefiro a segunda hipótese e saio a assobiar para o ar.
Isto tudo, porque também gosto de gritar baixo. No máximo ouço lá no fundo: "o quê?", mas ai o meu assobio está no auge e ...adormeço.
5 de setembro de 2007
Destruição de transgénicos em Silves

Na minha opinião este movimento só teve efeitos negativos no seu objectivo porque levaram a que a opinião pública fosse negativa.
A melhor maneira é, sem dúvida, não comer transgénicos (excepto em ignorância) e alertar para os seus malefícios. Destruir uma percentagem mínima só leva á sua desacreditação.
Para saber mais: GAIA
4 de setembro de 2007
12 de agosto de 2007
Para um bom entendedor....
Quando fazem uma campanha de publicidade para os Sir's Ingleses anunciando uma bela zona calma e parcialmente colonizada por eles próprios vão ao ponto de arranjar o nome daquela Região, de Algarve para Allgarve (All - tudo, é tudo nosso pensarão eles...)
E já agora porque não arranjar-mos nós também o nome da sua terra, para que melhor a possamos compreender! England (land- Terra) para "Terra dos Lerdos" (Será isso que pensamos?!)
Pena os nomes não se traduzirem....
31 de julho de 2007
O Meu Filme do Mês - A Scanner Darkly ( O Homem Duplo)

Realizado por Richard Linklater (The School of Rock, Before Sunset) o filme que vos proponho para este mês chamou-me desde cedo a atenção por ter uma técnica de produção bastante imaginativa. Sendo o estilo do filme, digamos uma animação futurista, o realizador produziu primeiro o filme normalmente e só depois foi feita a transposição para a animação do próprio. Uma técnica que já tinha sido utilizado previamente (em Waking Life) e que nos conduz ao futuro dos filmes de animação que irão passar no grande ecrã nos próximos anos. O filme remonta a uma realidade não muito longínqua, onde uma nova droga química extremamente depedente e alucinogénica ameaça a vida das pessoas e o sentimento humano começa a ser subtituído pelo mecanismo desumano do quotidiano, através da vigilância continua das pessoas. A história gira a volta de um polícia (Keanu Reeves) que usa um "disfarçe futurista" para mudar a sua personalidade na busca dos possiveis "novos junkies" da sociedade. O pior é que esse próprio disfarce leva-o para uma espiral de drogra, esquizofrenia, sexo, obesessão e paranoia sem retrocesso possível. Banda sonora a cargo dos Radiohead, o que colmata o enredo do filme como a cereja em cima do bolo.
30 de julho de 2007
Filme do mês - A Scanner Darkly
A Sociedade do Espectáculo

"Nós vivemos numa sociedade do espectáculo, isto é, toda a nossa vida é envolta por uma imensa acumulação de espectáculos. As coisas que eram vivenciadas diretamente agora são vivenciadas através de um intermediário. A partir do momento que uma experiência é tirada do mundo real ela torna-se um produto comercial. Como um produto comercial o "espectacular" é desenvolvido em detrimento do real. Ele torna-se um substituto da experiência."
"Spectacular Times" de Larry Law.
9 de julho de 2007
Live Money
Em paralelo com as "7 maravilhas do mundo moderno", que para os chineses seriam 8
W. Bush e o "Live Peace" Comming Soon
7 de julho de 2007
As Grandes 7 Mentiras De Portugal
- Chineses lançam OPA ao Benfica
- Justiça é rápida
- Educação funciona bem
- Saúde é exemplar
- Soares abandona a politica
- Cavaco diz qualquer coisa muito baixinho
- Joe Berardo só quer o ajudar o Benfica e Portugal
6 de julho de 2007
Filme do mês - Carandiru

Em 1989, um médico (Luiz Carlos Vasconcelos) vai realizar um trabalho de prevenção de SIDA à maior casa de detenção da América Latina, com lotação para 4.000 reclusos e com cerca de 7.500 na altura dos acontecimentos relatados. A sua medicina, reduzida a pouco mais que um estetoscópio, vai alargar-se à partilha das histórias dos prisioneiros, encarcerados pelas mais diversas razões. E é através desta aproximação ao seu quotidiano e à sua tragédia pessoal que estes diversos demónios vão perdendo os seus cornos e rabos.
As instalações são precárias e as condições sanitárias gravíssimas, o ambiente é de uma iminência explosiva no meio de alianças feitas para assegurarem a sobrevivência. Foi uma noite cheia de droga, doenças, tensão e mortes, fora e dentro da prisão. O amor, muito pouco, andava por lá também. A esperança, nem por isso.
Durante o seu cancro, Hector Babenco, o realizador, sugeriu ao seu médico, Drauzio Varella, registar as fantásticas histórias que ele lhe trazia da cadeia. Drauzio Varella escreveu o livro “Estação Carandiru” e, daí ao filme “Carandiru” (2003), foi um passo.
Filmado em parte nas próprias instalações da prisão, já após a transferência dos últimos presos para outras unidades, e antes da sua implosão em 2002, “Carandiru” relata, na primeira pessoa, os acontecimentos do período que antecedeu o terrível massacre ocorrido nessa instituição, a 02 de Outubro de 1992, onde uma altercação entre presos motivou a intervenção da polícia de choque, que provocou 111 mortos entre os detidos.
Desta noite, fica a percepção de que o ser humano perdeu de tal maneira o respeito pelo seu semelhante, que a única forma de o controlar é através de regras rígidas, códigos de honra e poderes definidos. E que a sociedade, na prisão a uma escala mais reduzida, perdeu de tal forma a esperança no seu próprio futuro, que a única forma que encontra de tratar as suas “doenças” é através da eliminação dos seus sintomas. As causas, essas, continuam lá. Aqui.
3 de julho de 2007
27 de junho de 2007
11 Caminhos, 11 Protestos
22 de junho de 2007
17 de junho de 2007
8 de junho de 2007
Prog Archives
Este é um dos sites em que mais navego pois tem uma grande base de dados, excelente para descobrir enormes raridades. Foi lá que me deparei com coisas que desconhecia totalmente, como por exemplo o facto de o José Cid ter feito um dos melhores cd's de prog-rock de sempre (nos nostálgicos 70's) ou ficar a saber que o Vangelis e o Demis Roussos tiveram uma banda juntos. 100% recomendável.
http://www.progarchives.com/
6 de junho de 2007
Que bela cagada
A man has been defecating in trains across south-east England, causing damage costing £60,000 to repair.
British Transport Police have released CCTV images of the man, who has struck on at least 30 trains since August.

He waits until he is alone before committing the offence, smearing excrement inside carriages.
"This is a serious public health issue as well as being exceptionally anti-social - we need to locate this man," said Det Con Donna Fox.
She said his offences had resulted in many carriages being taken out of service, causing disruption and cancellations and serious inconvenience to the travelling public.
Different times
There was also £60,000 in damage and cleaning costs.
"There is no particular pattern as to when he appears," said Ms Fox.
"He travels to various areas and at different times of the day and different days of the week.
"We have been trawling through CCTV images to try and track the man and remain hopeful that members of the public may know him and where he lives.
"On at least one occasion CCTV footage shows the man being disturbed by a passenger walking through a train.
"If anyone sees this man travelling on the railway network they should not approach him, but call the police or alert train staff immediately."
5 de junho de 2007
Sinto-me seguro
1 de junho de 2007
Paul Wolfowitz, A Portrait of a Serial Killer

Ora quem é Paul Dundes Wolfowitz? Professor (pedagogia deve ter pouca) e político americano, encontra-se na situação de presidente demissionário do Banco Mundial. Saliente-se o facto de que foi um dos grandes impulsionadores da invasão ao Iraque pois era o arquitecto da política externa americana aquando da cruzada petrolífera, pois jurava a pés juntos a existencia de arma de destruição maciça. Embora a existência das mesmas nunca se tenha verificado, este grande profeta chamado Paul Wolfowitz para não ficar triste com as suas idecisões e para ganhar auto-confiança, foi nomeado Presidente do Banco Mundial em 2005 pelo próprio Bush e com a União Europeia a assistir na bancada a este processo.É de salientar que o Banco Mundial é um orgão das Nações Unidas e foi fundado com o objectivo de financiar a reconstrução dos países visados pela 2ºGM.Hoje em dia "diz-se que" tem a missão de combater a pobreza e ajudar economicamente os países em vias de desenvolvimento.Que bonito!Pôr lá um homem como Wolfowitz é de uma sensatez fantástica, visto que agora o Iraque nem um país em vias de desenvolvimento deve ser, pois está numa guerra civil bastante prolongada e sem fim a vista.
Mas a verdade é que Wolfowitz já não é mais Presidente do Banco Mundial.Isto porque quis aumentar o ordenado da sua namorada, alojada no departamento americano do BM e foi pressionado a abandonar o cargo devido a uma investigação promovida por executivos do próprio banco.O que dizer mais sobre este indivíduo?Ca pra mim inda vai ganhar um nobel, mas um nobel d'oiro daqueles que o Bush manda fazer nas minas do Rei Salomão. Depois de tudo isto tenho que confessar que vejo o BM como uma instituição americana de lavagem de dinheiro e não como a "sopa dos pobres".
Ps:O novo Presidente do BM já foi escolhido pelo G.W..Para espanto de todos, chama-se Robert Zoellick, é americano e ex-administração Bush! O mundo é um local tão bonito de se viver!Pena ser habitado por humanos.
O Meu Filme do Mês: Baraka

Antes de mais queria agradecer ao Ricardo Meireles por este óscar...ahhah hummm...(bolas deixei o verdadeiro discurso em casa!!)...por esta iniciativa porque ela é boa, faz bem ao blog e às formigas do Zimbabwe...Vocês percebem...Nice Work Meira!!
O filme que vos vou sugerir é um filme sobre tudo e ao mesmo tempo sobre nada (não, não, já não estou a brincar)...É um documentário que apresenta imagens de todo o mundo e que juntamente com a sua magnífica banda sonora nos transmite uma infinidade de sensações...Eu sei, eu sei que estou a ser muito vago...mas também se vos contasse o filme já não tinha piada!! Neste caso isso nem sequer é viável porque o filme não tem uma história...ele é apenas uma obra de arte para ser contemplada...Enjoy it! (Aviso: Filme não aconselhado para pessoas que não querem saber do metafísico para nada...)
Informação Adicional:
Director: Ron Fricke
Music From Michael Stearns
Release date: 15 Semptember 1992 (Toronto Film Festival)
31 de maio de 2007
Frases benditas (bem ditas)...
"Dren a Dren, vai a galinha calando o bico."
"O respeitinho é muito bonito. Não é pois de admirar que ainda hoje seja a cirurgia plástica dos pobres."
Rui Zink in Rui Zink Versos Livros
29 de maio de 2007
Volume de vendas (por cliente)
From Linhas, Cabeçalho, Clientes
Where (cli_cod=cab_cliente) and (cab_nset=linh_cod)
group by cli_nome"
Databasing...
27 de maio de 2007
Outra verdade inconveniente...
"João Silva e a mulher vivem no Montijo. Ele trabalha em Lisboa, a mulher é funcionária da autarquia e fica na localidade onde habita. Vamos deixar para já a mulher, e a filha de cinco anos, na sua terra e na sua vida, e acompanhemos João Silva num dos seus dias.
João Silva vive no Montijo porque a Ponte Vasco da Gama existe e ele encontrou lá melhores condições para comprar o seu apartamento e pagar o seu empréstimo à habitação. O banco pediu-lhe imensos papéis e ele contou ao banco sobre o que ganhava, a sua saúde, a sua família, o seu emprego. Tudo normal. João Silva até é um homem moderno, não acabou o seu curso numa universidade privada, mas há-de acabar. Há-de ser advogado, ou melhor, jurista. Não será assim tão difícil e ele, que já é um homem do seu tempo, justificou a casa no Montijo por razões "ecológicas", o Tejo, o campo, etc., etc.
João Silva faz um bocado de auto-estrada e a ponte. Hoje atrasou-se, mas também já há menos trânsito. Acelera um pouco e o seu carro foi fotografado pela polícia. Foi também observado por uma câmara que controla a auto-estrada. Bom, mais uma multa. À chegada às portagens, travou muito. Ele leu nos jornais que a polícia agora vai controlar os tempos de passagem entre as portagens e a hora a que passou fica registada na Via Verde. O parque de estacionamento que vai usar no Parque Eduardo VII (João é funcionário num dos tribunais do Palácio da Justiça) tem também Via Verde e regista o tempo da sua entrada e o da sua saída e a matrícula do carro. Normalmente ele estacionaria em cima de qualquer passeio, mas hoje está atrasado.
De passagem, verifica que tem pouco dinheiro e tem uma "coisa" combinada com uns colegas para o fim da tarde, e precisa de ter algum dinheiro. No Multibanco levanta dinheiro e corre para o emprego, "pica" o ponto que regista a sua entrada e o seu atraso. Está a ser um dia negro, uma multa, um atraso tão evidente. João Silva começa pela primeira vez a pensar na sua classificação como funcionário. Mas João Silva é conhecido como homem de esquerda, já tivera simpatias pelos comunistas e agora vota ou no PS ou no BE e a mulher é mesmo socialista "de cartão". O seu chefe subiu a chefe com os socialistas no governo e não deixará de proteger os "seus", agora que os PSD estão na mó de baixo. Antes mandavam "eles", agora mandamos "nós". As quotas de "muito bons" até devem chegar para si, enquanto as coisas não mudarem. Por isso, vocifera contra esta campanha vergonhosa que o Belmiro está a fazer com o diploma do engenheiro Sócrates. "Eles" querem "é vir outra vez ao de cima". Isso não o impede de fazer circular no seu e-mail mais um vídeo do YouTube com umas graças dos Gato sobre o curso e os papéis bizarros do primeiro-ministro. "Então não somos um país livre?" Somos, claro.
Senta-se à sua secretária e vai ler os jornais, os desportivos e os do serviço, que foram três (tivera um chefe em tempos de vacas gordas que achava que o serviço devia comprar o Correio da Manhã, o Público e um diário económico), mas agora só há o Correio da Manhã. Entre o jornal que já lhe chega quase desfeito, alguém cortou um cupão para um concurso, outro roubou a página do sudoku, e a Internet, ele lê distraído uma notícia sobre a criação de uma base de dados de perfis de ADN "ao serviço da investigação criminal" com "dados de pessoas condenadas a penas de prisão iguais ou superiores a três anos", a que se soma "um ficheiro para dados de investigação civil (...) "alimentado" por voluntários que quiserem depositar ali os seus dados pessoais". Ele acha muito bem e passa adiante. João Silva, quando chega à hora do almoço, já deixou os seus dados em fotografia, vídeo e em várias bases de dados da polícia, do Multibanco e do Estado. Daqui a uns dias, com as novas câmaras de videovigilância que António Costa quer instalar em Lisboa se ganhar as eleições, vai ser filmado na rua várias vezes.
Costa tem uma longa tradição de introdução de instrumentos de vigilância. Veja-se esta notícia no Diário de Notícias de 26 de Setembro de 2005:
O Governo vai aprovar amanhã a utilização do sistema de vídeo-vigilância nas estradas portuguesas para efeitos de fiscalização rodoviária. O decreto-lei será aprovado em Conselho de Ministros e deverá entrar em vigor antes do final do ano, confirmou ontem António Costa. O ministro da Administração Interna anunciou ainda que a PSP e a GNR vão receber novos equipamentos para uma maior eficácia na fiscalização dos condutores, nomeadamente computadores que permitem aceder ao cadastro do condutor e a inserção directa da multa no sistema da Direcção-Geral de Viação (DGV).
Até ao final do ano, as forças de segurança vão poder utilizar os dados captados por sistemas de vigilância para multar os condutores que infringirem o Código da Estrada. Segundo António Costa, o sistema vai funcionar através da "rede de câmaras instaladas nas estradas portuguesas, que permitem monitorizar o que acontece na via. Esse equipamento permite detectar algumas infracções e outras não, mas as que forem detectadas serão autuadas. Estas imagens terão o mesmo valor probatório da visão directa de um agente da autoridade", garantiu.
Fez também uns telefonemas com o telemóvel, devidamente registados numa base de dados, e andou pela Internet...
O tipo de informação existente nas bases de dados dos serviços telefónicos pode dar uma ideia do seu potencial para vigilância. O serviço de facturação detalhada da TMN fornece os sequintes dados:
- Data e hora das chamadas efectuadas
- Data e hora da chamadas recebidas (quando em Roaming)
- N.º chamado
- Duração e custo das chamadas
- Tipo de serviço: Voz, Fax, Dados, Sms, transferência de chamadas, etc.
- Código do operador (quando em Roaming).
O seu computador, ligado a um servidor do Ministério da Justiça - não esqueçamos que ele é funcionário judicial -, regista todo o seu "passeio" pela Internet, os seus e-mails, incluindo as graçolas ao primeiro-ministro, a leitura de um sítio sobre desporto, uns blogues "engraçados", e, em particular, um blogue anónimo, A Chama da Justiça, que ele sabe que é feito por um funcionário da sala ao lado e que tem uns boatos e umas "revelações" sobre os seus chefes. João Silva, que assina uns comentários anónimos com o nickname de "Leão Castigador", costuma deixar lá umas frases pouco abonatórias sobre os seus colegas e umas "revelações" de sua lavra sobre quem anda com quem. Quando assina "Castigador", fica feliz com a sua obra. Com os colegas homens e a cumplicidade sorridente das colegas mulheres, vão todos os dias religiosamente ver as "gajas" ao Hi5 Porcas, onde ele já tinha encontrado as fotos de uma vizinha com as amigas numa discoteca de Almada. Tudo como deve ser, e é, em milhares de escritórios públicos e privados.
Com os amigos, vai almoçar e combinam ir depois do emprego "beber uns copos" a uma espécie de bar que tem striptease. Ele pensava que essas casas só funcionavam à noite escura, mas descobriu que não muito longe dali, em Campolide, o fim da tarde era animado pelo tropel de funcionários e uns jovens yuppies duns escritórios, que iam divertir-se numa espécie de alterne mitigado num bar com música muito alta, onde batiam com as mãos nas costas uns dos outros, diziam umas piadas e bebiam uns uísques. Nada que multidões de homens sós não fizessem desde os tempos das legiões romanas. Só que, pensando bem, tinha que pagar a dinheiro, porque a mulher podia ver as despesas do bar no cartão de crédito e já basta de maçadas.
À saída, já vai um pouco mais feliz, mas há que voltar ao Montijo, o que o torna mais infeliz. Dá por si a dar razão mental ao ministro Mário Lino, aquilo de facto é um deserto e eu quero lá saber do Tejo e do campo para alguma coisa! Fica contente por ser "politicamente incorrecto" durante uns segundos, talvez abra um blogue. Depois passa pela farmácia a comprar uns medicamentos para a asma da filha, com a receita que lhe passaram. O registo da compra fica no recibo, que irá dar às Finanças, no Multibanco, na Segurança Social, no ficheiro do médico que o passou. Todos podem saber que ele comprou aquele medicamento, e o mesmo se passava se fosse um tratamento "vergonhoso", ou a pílula do dia seguinte, ou Viagra. As Finanças, em particular, estão cada vez mais curiosas sobre tudo e "cruzam" muitos dados.
Quando João Silva volta a casa, passa de novo pela Via Verde, matrícula, local, hora e velocidade ficam registadas por comparação. As câmaras da ponte continuam a gravá-lo no caminho, até que seja o olhar da mulher, que desconfia do atraso e do vago perfume misturado com o tabaco, a gravá-lo com ainda maior intensidade. Um olhar humano é ainda mais perfeito do que o das câmaras, ela "vê" o bar do fim da tarde, com grande nitidez, mas sabe bastante menos do que o Estado. À noite, com a mulher deitada e a filha a dormir, quando ele vê um filme na sua TV Box, ele está a ser registado e fichado, mesmo que a empresa lhe prometa que não manda a discriminação dos filmes na sua factura, por razões óbvias. A TV Cabo sabe que há esposas e pais e vizinhos que às vezes apanham a carta errada.
Mas isso é para enganar os papalvos. Numa qualquer base de dados, numa qualquer ficha real ou potencial, a vida de João Silva cabe toda, em particular sexo e dinheiro, os grandes fautores da curiosidade alheia, as marcas da fragilidade, as Grandes Mentiras. O Estado sabe que todas estas coisas podem vir a ser úteis.
Um dia.
João Silva está longe de o saber."
José Pacheco Pereira in Público de 26 de Maio de 2007
PS: Só por curiosidade, segundo a visão de 24 de Maio de 2007, estima-se que existem cerca de 4,2 milhões de câmaras de vigilância no Reino Unido, 20% das existentes no mundo, uma para cada 12 pessoas.E andam estes indivíduos (mais concretamente os Ingleses) a lutar pela "liberdade do povo Iraquiano"...
26 de maio de 2007
15 de maio de 2007
14 de maio de 2007
O pior filme do mês
And the winner is:
«THE MIRACLE OF OUR LADY OF FATIMA» (1952)
Produzido no início dos anos 50 pela Warner, «THE MIRACLE OF OUR LADY OF FATIMA», é uma reconstituição dos acontecimentos de Ourém em 1917 que deram origem ao fenómeno de Fátima. Com realização de John Brahm, esta produção norte-americana é, curiosamente, muito mais anti-comunista que pró-católica e o caso do Milagre de Fátima bem como o pesadelo de interrogatórios a que foram sujeitas as três ingénuas e inocentes crianças acabaram por se transformar num pretexto para reflectir sobre os grandes males do Mundo, que nessa época de Guerra Fria estavam claramente a Leste.
In rtp, rodado dia 13 de Maio.
Na minha opinião é um péssimo filme, não pela história, mas pelos péssimos cenários apresentados bem como a realidade portuguesa daquela época estar totalmente desfasada uma vez que algumas personagens pareciam cowboys americanos.
O filme também perdia menos se fosse falamo em português. Foi a primeira vez que vi os pastorinhos falarem americano.
4 de maio de 2007
1 de maio de 2007
O Meu Filme do Mês (Abril)
É muito provavel que quem veja apenas o nome ou mesmo a capa deste filme pense que é um vulgar filme de geeks. Não é verdade! Aqui não existem hackers capazes de mudar a translação da terra por uma simples consola unix nem muito menos existem blowjobs enquanto se desbloqueiam os sistemas mais seguros do mundo.
Pirates of Silicon Valley é um filme que retrata a história de Steve Jobs e Bill Gates. Pessoalmente, aconselho-o a todos os fanáticos da poesia de Jobs, a todos os que gostam de exibir o seu iPod ou o seu mac branquinho, da pinta! Não quero dizer que um deles fica melhor que o outro na fotografia, simplesmente a história de Gates já é vulgarmente falada...
Estou seguro que não é nem será um filme marcante mas é muito interessante especialmente agora que a "guerra" é cada vez mais visível.
"I don’t want you to think of this as just a film; some process of converting electrons and magnetic impulses into shapes and figures and sounds. No, listen to me; we’re here to make a dent in the universe. Otherwise why even be here. We’re creating a completely new consciousness, like an artist, or a poet. That’s how you have to think of this. We’re rewriting the history of human thought with what we’re doing."
30 de abril de 2007
Em terra de BANANAS
Mas será que não há na Madeira herbicida para deitar naquele Jardim?!