8 de junho de 2007

Prog Archives

Sendo eu um admirador confesso de rock progressivo, desde a sua veia mais sinfónica dos 70's como os Pink Floyd, Camel ou King Crimson até ao metal progressivo mais contemporâneo como Tool, Porcupine Tree ou Disillusion, resolvi deixar o link daquele que é o site mais completo deste género musical, ao sub dividir todos os géneros do prog-rock, descrever a bio da banda, referir as obras primas de cada uma, bem como em muitos casos disponibilizar uma ou mais músicas das próprias bandas.

Este é um dos sites em que mais navego pois tem uma grande base de dados, excelente para descobrir enormes raridades. Foi lá que me deparei com coisas que desconhecia totalmente, como por exemplo o facto de o José Cid ter feito um dos melhores cd's de prog-rock de sempre (nos nostálgicos 70's) ou ficar a saber que o Vangelis e o Demis Roussos tiveram uma banda juntos. 100% recomendável.

http://www.progarchives.com/

1 comentário:

Sérgio disse...

Como agora também estou numa onda de rock progressivo (Pink Floyd...) resolvi ir procurar o tão famoso album de José Cid. Chama-se "10.000 anos depois entre Vénus e Marte" e foi considerado um dos 100 melhores albuns de rock progressivo a nível mundial no final do século passado.

Acabei agora mesmo de ouvir esta relíquia e digo já que o achei bastante bom. É um album conceptual, dos poucos que conheço cantados em português. Um verdadeira ópera rock...

Pois é, uma face diferente do mesmo criador de "como o macaco gosta de banana" e a fenomenal "favas com chouriço".