1 de junho de 2007

Paul Wolfowitz, A Portrait of a Serial Killer


Ora quem é Paul Dundes Wolfowitz? Professor (pedagogia deve ter pouca) e político americano, encontra-se na situação de presidente demissionário do Banco Mundial. Saliente-se o facto de que foi um dos grandes impulsionadores da invasão ao Iraque pois era o arquitecto da política externa americana aquando da cruzada petrolífera, pois jurava a pés juntos a existencia de arma de destruição maciça. Embora a existência das mesmas nunca se tenha verificado, este grande profeta chamado Paul Wolfowitz para não ficar triste com as suas idecisões e para ganhar auto-confiança, foi nomeado Presidente do Banco Mundial em 2005 pelo próprio Bush e com a União Europeia a assistir na bancada a este processo.É de salientar que o Banco Mundial é um orgão das Nações Unidas e foi fundado com o objectivo de financiar a reconstrução dos países visados pela 2ºGM.Hoje em dia "diz-se que" tem a missão de combater a pobreza e ajudar economicamente os países em vias de desenvolvimento.Que bonito!Pôr lá um homem como Wolfowitz é de uma sensatez fantástica, visto que agora o Iraque nem um país em vias de desenvolvimento deve ser, pois está numa guerra civil bastante prolongada e sem fim a vista.

Mas a verdade é que Wolfowitz já não é mais Presidente do Banco Mundial.Isto porque quis aumentar o ordenado da sua namorada, alojada no departamento americano do BM e foi pressionado a abandonar o cargo devido a uma investigação promovida por executivos do próprio banco.O que dizer mais sobre este indivíduo?Ca pra mim inda vai ganhar um nobel, mas um nobel d'oiro daqueles que o Bush manda fazer nas minas do Rei Salomão. Depois de tudo isto tenho que confessar que vejo o BM como uma instituição americana de lavagem de dinheiro e não como a "sopa dos pobres".

Ps:O novo Presidente do BM já foi escolhido pelo G.W..Para espanto de todos, chama-se Robert Zoellick, é americano e ex-administração Bush! O mundo é um local tão bonito de se viver!Pena ser habitado por humanos.

2 comentários:

lettersbasedlifeform disse...

Um post muito bom Screamer.Posso-te dizer que ao longo desta semana estive para fazer um idêntico pois acompanhei a situação no Banco Mundial com algum interesse. Lendo o teu post fico até feliz por o não ter feito porque mesmo sendo um estudante dessa área não sei se fazia melhor ...Como diz o Meireles "Estamos em sintonia"
Ps: Deixo-te um link onde vais encontrar uma opinião muito semelhante a nossa da parte de um conselheiro politico da Greenpeace. Ele ainda propôs uma série de candidatos, na minha opinião muito bons, para o lugar...Embora depois a realidade se tivesse afastado muito dessas propostas...
http://weblog.greenpeace.org/makingwaves/archives/2007/05/wolfowitz_gone_whos_next_at_th.html#more

Meireles Ricardo disse...

Segui também com alguma atenção (aquela a que me permiti) este caso. Obrigado por me pemitires dar mais atenção a este(s) senhores. Merecem-na, e é por terem pouca atenção que o "negócio" vai como vai.