28 de janeiro de 2006

Presidencias para quê? Discussão para quê??

Acho que a pergunta deve parecer estupida para todos os membros deste blog. Ate me atreveria a dizer que pareceria estupida para todos os portugueses.

Contudo uma LIGEIRA reflexão faz-me questionar isso mesmo!

Ora, não é compreensível que se achamos um assunto IMPORTANTE e que contribui em muito para o presente e para o futuro da nossa vida simplesmente não damos a nossa opinião. E é por isso que não consigo perceber uma abstenção de 37,39% que é nada mais nada menos que 3.301.589 pessoas que resolveram não ir votar. Para as pessoas indecisas (situação muito compreensível e que não quero desenvolver já que daria outro post) queria dizer que ate estas podem dizer o que “lhes vai na alma” votando branco ou nulo. Queria ainda relembrar que votar é um DEVER cívico e que nem necessitaria de falar disso se toda a gente fizesse o que para mim é logico...


A segunda razão da minha pergunta tem a ver é claro com a eleição de Cavaco Silva. E quero desde ja deixar bem claro que não tem nada a ver com os seus ideais mas sim com a forma como os portugueses o elegeram.

Como é possível alguém que não disse nada durante 10 anos ser o presidente preferido para 60% dos portugueses? e mesmo depois de debates em que fugiu a todas as perguntas dificeis (não quero dizer NECESSÁRIAMENTE perguntas importantes mas sim perguntas que teria de tomar posições) ou mostrar-se desinteressado em fazer mais debates (já que esclarecimento e informação nunca é de mais) continua a ser o preferido para mais de 50% dos eleitores? Para quê toda esta discussão e horas perdidas nas televisões em debates e campanhas se estas pessoas só precisavam conhecer a CARA em que iam votar? Sim digo CARA porque ideias e posições não vi nenhuma!!

Durante a campanha uma jornalista perguntou a uma mulher porquê que era apoiante de Cavaco Silva e esta respondeu "porque é o unico que não fala mal de ninguem". Isto levou-me o pensar o que é afinal um Presidente e quais as qualidades importantes?? porque para mim um presidente não pode ter medo de expor as suas ideias e de criticar seja quem ou o que fôr!!! mas alguns portugueses vêm as presidenciais como o big brother, “Quero que ganhe o mais porreiro!!!!”.


Para finalizar o meu primeiro “sermão” queria apenas dizer que espero que Cavaco Silva seja mesmo o verdadeiro D. Sebastião e que nos ajude a sair desta crise. Sim, que nos AJUDE porque afinal nós (portugueses) é que somos os responsaveis (irresponsaveis??) e os únicos que podem mudar alguma coisa!!


2 comentários:

Lebre disse...

Bem... faço parte da percentagem de abstenção nestas eleições e se quiseres saber as razões basta leres os meus posts e comentários neste blog
Sobre o Cavaco concordo pleinamente contigo mas duvido que seja o D.Sebastião, ninguém o será, apenas todos

Francisco S. disse...

100% de acordo quanto à questão dos votos.
As pessoas não são obrigadas a votar, mas ao não exercerem esse direito cívivo depois perdem a moral para criticar o governante em funções. Isto é simplesmente a dureza da democracia. Se não votam ok. Mas dps não me venham dizer que o Cavaco é arrogante, que o Soares é velho, que o Joaquim é maluco. Penso que quem não vota "não pode" criticar A,B ou C.
Apenas e só deve criticar o sistema. Está é a minha opinião à cerca da democracia. Se não fazes parte dela, não vais ter total consciência para a criticares. Isso ao fim ao cabo é o grande mal da democracia. Se é que podemos chamar mal. Na verdade se todos quisermos podemos armar uma revolução. Mas em que sentido?
Para mim no sentido cultural. Se estamos atrasados nesse aspecto é porque queremos. Se os líderes estão lá não podemos só culpa-los a eles e temos também que perceber que não é so através de críticas que lá vamos, temos que agir. É agir em democracia implica votar. Desculpa Lebre insistir neste ponto pois sou um votante assumido como já deves ter reparado.