3 de janeiro de 2008

O Meu Filme Do Mês - "The Wind That Shakes The Barley"

"Brisa de Mudança"


Recordo-me de ver este Cartaz no Cinema, e que na altura chamou a minha atenção, mas já não me recordo porque não o fui ver. "Este" mês e atarefado com as compras de última hora, para a época festiva que está a acabar, encontrei-o por acaso na prateleira de um Hipermercado, como que à minha espera.

«Cork, Irlanda, 1920.
Damien (Cillian Murphy) abandona a sua promissora carreira de médico depois de ter visto um amigo ser brutalmente assassinado por um soldado britânico. Guiado por um forte sentido de honra e amor ao seu país, Damien junta-se ao irmão Teddy (Padraic Delaney) e alista-se numa unidade do Exército Republicano Irlandês, com o objectivo de derrotar as forças de ocupação britânicas. Após uma luta violenta, as duas panes concordam em assinar um tratado para terminar com o derramamento de sangue. Contudo, irrompe a guerra civil e tanto as famílias como as amizades que lutaram lado a lado estão, agora, uns contra os outros. Damien e Teddy acabam por se encontrar em lados opostos do conflito, pois Damien considera que a tratado não vai devolver a Irlanda ao controlo dos irlandeses, e colocam a sua lealdade à prova.»

Uma das criticas que na altura, da sua estreia em Portugal, me lembro ter ouvido era a de que o filme tinha um carácter político e não era imparcial, agora depois de ter visto o Filme fiquei com essa mesma sensação. Mesmo assim um bom filme.

1 comentário:

Sérgio disse...

Gostei bastante. Quando o vi, não senti essa imparcialidade mas é possível que exista...

Eu vi o filme simplesmente por ter ganho o festival de Cannes de 2006. Conseguiu surpreender-me pois não esperava, de todo, este tipo de filme deste festival.

Mesmo assim, uma boa sugestão