27 de janeiro de 2008

Carnaval

O Carnaval em Portugal é estragado pela música brasileira... apenas

6 comentários:

Francisco S. disse...

O do Brasil também.
Com a qualidade da Bossa Nova, porquê Samba?
Mas acaba por ser como nós, com a qualidade do Fado, porquê Pimba?
Viva as massas populares!

Lebre disse...

Até acho alguma piada ao Samba, mas no Brasil. A semana passada vi uma escola de samba portuguesa a cantar em portugues. Quando é que o fado será cantado em brasileiro?

É o preço da globalização...

lettersbasedlifeform disse...

Discordo Francisco. A bossa nova é um derivado do samba. Existe espaço e tempo para uma boa aplicação dos dois conceitos musicais, sem que um tire o lugar a outro.
No caso do samba no "carnaval português " é mais um caso de importação cultural. O halloween é outro exemplo disso...Quem não cria, copia...

Miguel Cabral disse...

E pelos exames que nem nos deixam festejar com a musica brasileira...

Francisco S. disse...

A bossa nova é um derivado do samba, mas tem outros contornos. É evidente que era inacessível para o Carnaval, porque ai o pessoal quer é forró e alegria. A bossa nova tem uma toada mais triste, embora também haja canções alegres, mas têm o triplo da complexidade do samba.
Entendo o samba hoje em dia, não como um estilo musical, mas mais como um movimento rítmico. E nesse aspecto é brutal. Qualquer grupo musical que tenha influências de ritmo samba acho interessantíssimo. Mas lá esta, não tenho paciência para o puro samba e não lhe dou valor musical, apenas cultural e artístico. A bossa nova é que transportou o samba para um nível qualitativo do seu ritmo extremamente fascinante, criativo e complexo, nomeadamente no terreno do jazz e do funk, só para citar dois exemplos. Agora claro que compreendo que os brasileiros adorem o ritmo. Esta-lhes no sangue. Para eles tanto lhes importa que o ritmo seja temperado ou não, desde que bombe. É um bocado como os portugueses (embora noutro prisma completamente diferente), adoram pimba, não tanto pela facilidade musical, mas sobretudo pelo brejeirismo das letras de cariz sexual. Porque toda a gente sabe que somos um povo honesto, mas se pudéssemos dizíamos 30 mil asneiras num só dia.

Lebre disse...

Em resposta ao Cabral

No engenhariasII tem um papel a avisar "Festa de Carnaval... segunda-feira 18h organizada pelo núcleo..."

É apenas uma piada!