15 de março de 2006

Sem paradoxo




Até parece que a sociedade ocidental é um exemplo a seguir pelos países menos desenvolvidos. Quando falo em sociedade ocidente refiro-me á Europa e América do Norte. Na minha opinião a minha sociedade não engloba a sociedade norte americana apesar de nos ser imposto a sua sociedade com as grandes multinacionais. É horrível ser-se imposto por uma cultura mesmo sendo mais avançada tecnologicamente porque humanamente, cerebralmente e culturalmente os americanos ainda estão a anos-luz da Europa. Alguém deste blog gostava de ser colonizado pelos índios e começar a andar pelado pela rua? Ao contrário também acontece. É uma colonização diferente mas real. Não somos felizes assim? Porque vêm os americanos impor a sua cultura só porque acham que a deles é melhor? Sim porquê? Alguém tem resposta? A resposta é unicamente o capitalismo, o negócio e o poder. São precisamente as mesmas razões da discussão dos posts anteriores. Que fiquem com o McDonalds e o cinema que para sermos felizes não precisamos disso. Temos o nosso, melhor ou pior, mas á nossa maneira sem precisar de ser imposto. Sou a favor da diversidade de raças, culturas, de tudo menos de imposições.
Tal como em Africa, no ocidente (incluindo USA) existe muita fome, miséria e descriminação. Os direitos humanos, isso sim, são uma verdadeira utopia em qualquer local. Quem não se lembra do furacão que devastou o Mississipi? No coração da maior potencia capitalista, muitos americanos não tiveram meios para fugir, para sobreviver. Era uma zona muito pobre!!!

Não devemos impor, não gostamos que nos imponham! O avanço tecnológico não é tudo nem é nada. Uma sociedade tem de ter equilíbrio independente das infraestrutural, tecnologia ou maneira de viver! Uma sociedade que existem muito ricos, também existe muito pobres!

Independentemente da cultura, se as pessoas forem honestas, responsáveis e tolerantes sem prejudicarem os outros, todos tornar-se-ão felizes. É uma utopia que se pode construir aos poucos.

Ser feliz sim, impor felicidade não!!!

Sem comentários: