1 de novembro de 2009

Fausto - Como Um Sonho Acordado



Ainda a propósito do post anterior, não podia de realçar a última música presente naquele vídeo. Uma das mais bonitas canções do cancioneiro português. A Peregrinação de Fernão Mendes musicada de uma forma magistral. Era impossível relatar melhor as vivências deste aventureiro português, utilizando a sensibilidade artística de um cantautor em vias de extinção, ou seja, à antiga, que fazia o que fazia como poucos e poucos são aqueles que perpetuam a sua tradição.

Sobre o álbum em questão que alberga esta canção, a enciclopédia online refere:

"Por Este Rio Acima é o sexto álbum de Fausto, editado em 1982. É o primeiro disco da trilogia inacabada "Lusitana Diáspora", que inclui ainda o álbum Crónicas da Terra Ardente (1994). Baseia-se nas viagens de Fernão Mendes Pinto, relatadas na sua Peregrinação. É considerado geralmente pela crítica um dos álbuns mais marcantes da música popular portuguesa das últimas décadas."

4 comentários:

Anónimo disse...

Neste álbum destaco também a "lembra-me um sonho lindo". Gostei muito do post, não é comum encontrar apreciadores deste género, principalmente na nossa faixa etária.

Meireles Ricardo disse...

Seria positivo que os autores dos comentários se identificassem. Neste caso o comentário é apreciativo e quem o fez parece conhecer o criador do post

Anónimo disse...

Não conheço. A curiosidade levou-me a ver o perfil dos autores e, como já acompanho este blog há algum tempo, deduzi que fossem um grupo de amigos na mesma faixa etária. Quanto à identificação, só não "assinei" o comentário porque para além de não conhecer os autores, também não tenho blog e a opção anónimo pareceu-me bem. É que no final de contas não passo disso mesmo, um anónimo.

Lebre disse...

Bem observado...
Por acaso já tive o prazer de assistir a um espectáculo do Fausto e de ler o livro da "Peregrinação". Ficou bem a mistura