30 de setembro de 2006

Evolução

Para mim a evolução consiste na mudança permanente de um determinado momento/estado. Se é para evoluir, é para melhorar. É estar a par das mudanças culturais e sociais. Nunca fui contra ninguém que tivesse ideias de direita, mas se calhar já lhes apelidei de "ditadores" como eles me apelidaram de "charrado". Os de direita não gostam que as pessoas decidam. Gostam eles de decidir tudo. É mais fácil não prestar contas a ninguém. Quem está mal muda-se.Uma ditadura de Estado Novo é uma ditadura anti-liberdade. Hoje vivemos numa ditadura capitalista. Se não tens poder económico não és ninguém, por muito bom que sejas numa determinada área. Invadir países e ir contra religiões não é o caminho, mas para alguns consegue ser. Para quem realmente manda. Mas a evolução é feita por nós. Ninguém é teu pai para te dizer: "Não vás a igreja". Para mim a igreja é um comércio. Os padres ganham bem, e têm as bancadas...perdão os assentos da igreja cheios. Muitos são o cúmulo da cultura, e falam latim (por sinal uma língua histórica mas morta, pois evoluiu). Enquanto Portugal, Trás - Os - Montes, Vila Real, Bragança, não se aperceberem do seu atraso não evoluem, nem deixam que evoluam. A evolução acontece de geração em geração. Socialmente efectua-se através da Educação: valores, moral, cultura,... Se as pessoas pensam que sabem tudo, ainda bem para elas. Eu não sei nada. Agora quero que me digam sinceramente: porque é que Trás - Os - Montes não evolui? Ou vão me dizer que agora há Teatro, Shopping,... e estamos todos contentes. Eu não estou. E digo sinceramente que a mentalidade de direita que ainda reside cá é um atraso à evolução. Porque no fundo os nossos velhotes gostam do Salazar. Era o exemplo. E as mulheres daqui eram educadas para serem donas de casa. No fundo somos a gente mais pura e humilde.
Mas também somos ceguinhos. Só conhecemos isto. Educam-nos para a cegueira. É triste.
Boicotam a evolução. "Porque toda a gente é competente e ninguém quer ganhar dinheiro. "

ps: Um bem haja especial ao Cavadinha. As opiniões contrárias serão sempre bem vindas no seio mais "esquerdista". Porque no fundo só com a discussão chegamos à evolução. Venha de lá esse jantar! Tou com apetite!

Sem comentários: