23 de outubro de 2009

Posta Ultracongelada

Existe uma promiscuidade entre futebol e religião neste país que é uma coisa pandémica.
Que o Estádio da Luz é o maior de Portugal, toda a gente já sabia. Que é conhecido como "A Catedral" também. Agora que tal fortificação futebolística fosse ponto de peregrinação para uma comanda de ingleses, isso ninguém desconfiava. Ostentavam uma t-shirt com uma menina estampada e pediam a Deus para que ela aparecesse como por milagre. Não sei se alguns no meio de tanta euforia tenham pedido ao mesmo Deus para deixarem de beber álcool, é provável.
Afinal os ingleses que ontem estiveram em Lisboa, e foram muitos, para encontrarem a pequena Maddie procuraram no fundo da baliza de Tim Howard pelo menos cinco vezes, mas... ela não estava lá. Outros, mais crentes, ao 3º ou 4º golo do Benfica, não sei precisar de momento, resolveram procurar pela pequena fora do estádio. Não encontraram. Mas a religião é isto mesmo, as vezes perdemos, outras vezes ganhamos. O importante é acreditarmos.
É a força de uma "Catedral".

4 comentários:

Lebre disse...

Falta dizer que Jesus é do Benfica.

Meireles Ricardo disse...

Não será do Sporting

http://www.youtube.com/watch?v=jH511j-aIs0

Francisco S. disse...

Meireles, do vídeo só me ficou na "retina auditiva" o Santana Lopes a dizer "lamento o Sporting não ter jogado mais". É que não é só de agora o Sporting ganhar e jogar mal. E o treinador parece-me o mesmo(na altura falava mais depressa).
Em relação ao Jesus toda a gente sabe a sua origem, afinal jogou de leão ao peito. Mas não podemos ser fundamentalistas, porque actualmente é o que se vê.

ps: Sem me querer armar em Saramago e na lógica do post anterior, eu acho que o estádio de Aveiro (Mário Duarte) não devia ser demolido. Se calhar era preferível demolir o Santuário de Fátima, que também dá despesa ao Estado, e o Fátima também não está na Liga Sagres. Fátima só enche quando há liga dos campeões, e mesmo com a vinda do Sumo Pontífice não é de fiar que vá estar grande ambiente. Já a "Catedral" é por estes tempos sinónimo de prosperidade, esperança e empreendedorismo, ou seja, tudo aquilo que o país precisa para encontrar a Maddie.

Meireles Ricardo disse...

Acho que devemos ter cuidado quando comparamos a Religião ao Futebol, já muita gente morreu e continua a morrer em nome da religião, e acredito que muita gente sinta o futebol como uma religião, mas devemos ter consciência que são matérias bem distintas.