20 de maio de 2010

O Meu Filme do Mês "Das Weisse Band"

O filme que vos trago este mês centra o seu enredo numa pequena aldeia da Alemanha rural do período pré I Grande Guerra. Entre as pessoas que lá vivem há um barão que é também um grande latifundiário, o Feitor (encarregado da propriedade), um pastor com os seus muitos filhos, um médico viúvo e um jovem professor. Uma sociedade extremamente patriarcal onde os métodos repressivos e puritanos são rigidamente cumpridos.
Apesar de tudo parecer estar calmo e sereno, como sempre o havia sido, com as estações a sucederem-se umas as outras, as boas colheitas a sucederem as más, de repente alguns acontecimentos estranhos começam a suceder. Se alguns parecem ser bastante vulgares, outros parecem ser inexplicáveis e de origem maléfica.
A consecutiva sucessão de estranhos acontecimentos faz levantar na aldeia um clima de suspeição e temor.
A película é filmada em alto contraste, preto e branco, e narrada pelo professor da aldeia. Embora o filme seja encoberto, o namoro entre o jovem professor e uma tímida criada do barão, dá um novo alento a historia, quase uma necessidade num filme que se estende por cerca de duas horas e meia e pode ser uma experiência desagradável.
O título do filme “Das Weisse Band” (em português "Laço Branco") tem tudo a ver com o filme e ao longo da história vão-se vislumbrando com alguma clareza os mistérios que habitam naquela aldeia.




país: Áustria

ano: 2009

género: Drama

duração: 144m

Realização: Michael Haneke
Argumento: Michael Haneke


Sem comentários: