7 de junho de 2009

Europeias\Abstenção

O parlamento Europeu o único órgão da UE que é eleito de forma democrática tem vindo a ampliar os seus poderes, e parece-me que é também isso que está previsto no Tratado de Lisboa.
Não é certo ainda que o Tratado de Lisboa venha a ser posto em prática (a República da Irlanda irá referendar este tratado em Outubro...), ou seja o futuro da Europa está em aberto e numa fase decisiva.
A Abstenção atingiu elevados valores nestas últimas eleições, e verificando a tendência para o aumento dos poderes do parlamento Europeu a abstenção torna-se num factor favorável a classe política (pela lógica de "quem não vota, não tem o direito a reivindicar"). Em democracia e segundo uma lógica de maioria, abster-se é passar um 'cheque em branco' as classes governantes.


A Europa é aqui, não e só em Bruxelas ou em Estrasburgo

1 comentário:

Francisco S. disse...

Por isso é que eu continuo a dizer que a democracia morreu. As pessoas querem opção de escolha e querem decidir e tudo o mais, mas depois não traçam rumos para o futuro. Se a concretização da democracia é o voto, porque é que existe tanta abstenção? Mas se o voto fosse obrigatório a democracia já não era democracia. É confusão a mais para a cabeça dos portugueses. Ou então é simplesmente preguiça. Ou não será ainda a própria democracia globalizante e capitalista da nossa era uma contradição?