8 de abril de 2009

O meu filme do mês - A Corte do Norte

Este mês calhou-me um filme português, e que bom, um filme português e de qualidade.
Antes de me aventurar nesta empreitada tentei obter alguma informação sobre o filme e aquilo que o envolve, e por acaso num passeio pela internet deparei-me com algumas opiniões à cerca do filme, a favor e contra o filme e este "tipo de filmes", uma das opiniões mais generalizadas era a de que "estes filmes são para intelectuais". Ora eu não sei se faço parte desse grupo e também nunca gostei muito de grupos, há os rockers e os skaters, os surfers e os rock a billys... é tudo uma questão de etiquetas, e eu posso ser um pouco de tudo, mas ser intlectual por ver este filme deveria ser motivo para que mais pessoas fossem ao cinema.

O filme do realizador João Botelho é uma espécie de livro que se vê. Baseado na obra de Agustina Bessa-Luís, retrata a vida de quatro personagens de quatro gerações diferentes da mesma família, vidas cheias de mistério e intriga. A acção desenrola-se maioritariamente na Madeira, onde o mistério permanece ao longo dos anos e leva à locura e quase desgraça aquela família. Um filme bem feito com imagens luxiriantes as quais parecem quadros pintados, os cenários estão muito bem assim como o guarda-roupa, a banda sonora e as personagens, Ana Moreira intrepreta cinco personagens diferentes (e que bem), parecem-me bem caracterizadas.
Este é um filme a ver em português e com narrador.

Sem comentários: