7 de abril de 2010

Sons-dos-Montes (Concurso Sonoro do Mês)



Sem querer ser metediço nem impostor ou até mesmo pastor, de certo alguém reparou que os Sons-dos-Montes continuam a debitar música portuguesa, desta feita uma montra Nacional, sem ser massa ou bolachas, daquilo que se fez em 2009, que eu tive a oportunidade de escutar. Sim, porque é diferente escutar música ou ouvir música. Escutar envolve silêncio, perigo, atenção, precaução, coisas que fazem com que os ouvidos se aventurem a explorar música. Ouvir é uma coisa impositiva que todos os dias os nossos ouvidos exercem, seja rádio, o som de um pássaro, o despertador, música de elevador, ou aquela música de estádio que passa no ginásio da nossa escola.

Mas inferências à parte, e sem querer ficar um "animal vegetal", lanço um concurso estúpido como todos os concursos que se prezam existir:
De facto nem todas as músicas que postei são de 2009, e por isso queria que gente de bom senso que ainda tem pachorra para escutar música como um acto extra-social, descobrisse a ovelha negra da lista dos Sons-dos-Montes, sem recorrer claro a Googles, ProgArchives ou a Enciclopédias Larousses, apenas seguindo a intuição momentânea do ouvido, até porque a tarefa está ultra-facilitada. Acresço ainda que gostava que a pessoa não identificasse apenas a música em si, mas que comentasse a índole do álbum em questão (estética musical, som, e mensagem adjacente, textos). Como isto não é um teste, mas sim um concurso, o prémio é um singelo mas sentido Floco de Neve. Um rebuçado histórico e pateticamente em vias de extinção (como qualquer coisa histórica que o é realmente) de exterior vermelho assobio e com um paladar a coco contemporâneo, paradoxalmente.


Prémio: 1 rebuçado Flocos de Neve
A imagem mostra "prai" meia-dúzia de rebuçados Flocos de Neve, mas o prémio é apenas 1, devido a estarmos em crise desde que nascemos.

Patrocínios: Vieira de Castro, Luís Filipe Vieira, Manuel João Vieira, Uma Vieira da Galiza
Qualquer, Comida Gratinada E Mal Passada, O Caminho de Santiago, São Tiago dos Pescadores, Bar Quinho, Fósforos Quinas, o "Kinas", o "Gil" mas sem a fundação, Salsicharia Nobre, Ferbar, Bar Alho, Sapatilhas Afundo, Salão de Beleza Cremado, Pensão Defunto, Olé - Editora Rock e Afins.

Sem comentários: