I. O ensino universitário paga-se em qualquer lado do país, logo a qualidade deveria ser inerte a todo o seu processo.
II. Todo o globo universitário existe por nossa causa: os ESTUDANTES. Por mais licenciaturas, mestrados ou doutoramentos que poderemos vir, ou não, a "tirar"(tirar a quem?) e/ou pagar, no futuro temos que perceber que todos os professores dependem dos alunos, para o exercício das suas funções.
III. Deixo aqui um alerta a todos aqueles que pretendem ingressar numa qualquer universidade portuguesa: Não o façam! A sociedade contemporânea empurra as pessoas para becos sem saída. O importante é uma pessoa ter consciência daquilo que sabe. Sinceramente cada vez dou mais valor às pessoas que não frequentaram cursos superiores.
IV. Todas as pessoas são mentirosas, mas mais do que nunca os professores universitários são seres humanos que não sabem estar na vida, e recorrem frequentemente à aldrabice. Os mesmos são os primeiros a incutir o espírito do "facilitismo português", seja nas fotocópias em português do Brasil, seja no incumprimento dos horários. Outro aspecto negativo transmitido pelos docentes assenta no complexo de inferioridade aquando da relação professor-aluno.
V. A ilusão de que o estudo académico fornece método e disciplina é pateta. As bases são dadas no ensino básico, daí o seu nome. Sem milho é impossível os professores fazerem pipocas, por melhores que sejam.
VI. Tirar um curso hoje em dia é um acto tão burocrático como a nossa sociedade. Assuntos como equivalências de disciplinas e outras questões de secretária apenas servem para cansar um indivíduo e enviá-lo de uma forma mais penosa para o desemprego.
VII. A vida de ESTUDANTE é uma utopia. Não existe vida facilitada, muito menos quando é suposto estudarmos, mas a verdade é que ela é uma brincadeira. Tudo é possível, como trabalhar e estudar ao mesmo tempo, algo que deveria ser impossível. Porque ou nos preparamos para a vida e estudamos ou a ganhamos trabalhando com as devidas competências.
VIII. O conceito de universidade aberta a todos é muito bonito, mas é no papel. Abrir as portas "pseudo educativas" por parte do ensino dito "superior" é apenas uma medida das próprias universidades para não entrarem em colapso financeiro e sobreviverem à custa do dinheiro de pessoas que muitas vezes não têm aptidão para um determinado curso, acabando as mesmas por desenvolver ao longo do tempo, uma personalidade tão negativa quanto passiva.
XIX. Aprender é uma arte, tal como ensinar. Há pessoas que gostam mais de aprender do que outras mas a vida académica em nada fomenta a busca pela razão, não suscita reacção, faz-nos "burros para sempre". Aliás, depois de uma experiência académica geralmente um indivíduo estagna e perde o prazer de aprender.
XX. A universidade não garante mudanças. Más pessoas nascem más pessoas, analfabetos saem analfabetos findado o curso. E uma vez que o objectivo da educação é promover a mudança, podemos dizer que a educação morreu. Com ela todos os ESTUDANTES morreram, porque perdemos o espírito crítico, que devia permanecer na base de todo o nosso conhecimento. O capitalismo corrompeu também o ensino, e nós ESTUDANTES já não nos importamos...
3 comentários:
Subcrevo uma grande parte do texto, não concordo com o ponto:
IV. Todas as pessoas são mentirosas,
Penso que partes de uma pressuposto muito generalista. Dizer que todas as pessoas são mentirosas é bastante forte, estás a chamara mentiroso a mim também? :)
1abraço
Claro que não! Quando disse que todas as pessoas são mentirosas o meu objectivo era revelar o paradoxo da sociedade actual, queria englobar a própria sociedade de consumo como sociedade mentirosa, que propicia a ausência de valores no homem. Isto vai de encontro à crise de valores, que a sociedade contemporânea revela.
Abraço
"Porque ou nos preparamos para a vida e estudamos ou a ganhamos trabalhando com as devidas competências. "
se os cursos fossem mais baratos... se não tivéssemos que pagar para estudar! e há pessoas que não têm pais que têm possibilidades de pagar os cursos aos filhos. Um dos maiores erros é ter-se que pagar tanto nos propinas e não haver ajuda! sem contar com o resto.. e no entanto, nem o facto de pagarem ajuda na qualidade do seu processo (como também referiste no ponto I)
Acho que o governo devia era preocupar-se com o ensino superior. Resolver as lacunas que ele tem e ajudar quem quer estudar! Preocuparem-se menos com a nova tecnologia para os mais novos e não gastarem dinheiro em Magalhães’s! Eles querem tornar o ensino num ensino “moderno”, mas como podemos querer uma primária “avançada” quando a sociedade está atrasada? É como puxar a carroça sem o boi.. ou metê-la em frente ao boi! Avançar, sem bases! (e não acho que a base que aqui falha seja apenas a primária, mas sim o ínicio de tudo) Para esse "modernismo" dar certo, era preciso que a sociedade em que eles vivem estivesse “preparada”. Sabes o que vai acontecer com a utilização desse magalhães? Vão usar a tecnologia para coisas erradas..não vai ser pra estudar, acredita que não... :s Há outras necessidades..Há muitas lacunas no ensino a serem resolvidas! E considero o ensino superior português, já por si, uma lacuna!
Esse ponto XX também está muito generalizado. Tu és estudante.. e perdeste o sentido crítico? Se sim... o que achas que fizeste com este post? x) ah bom! Já sei o que vais dizer.. é para a “mensagem” a ser passado tornar-se mais forte... mais FATALISTA! Seu “fadista” x) mas concordo, na generalidade os estudantes são uns CONFORMISTAS! numa turma só se apanha um ou dois inconformistas com cérebro, e já com muita sorte :P E assim é construído o futuro de uma sociedade :S
“Más pessoas nascem más pessoas”
Hmm. Prefiro esta “O homem nasce bom, a sociedade é que o corrompe!” Rousseau ;)
Se bem que continua generalista.. o homem não nasce propriamente bom, há instintos “animalescos” que depois é que são controlados, mas considero a segunda oração uma espécie de frase chave: a sociedade corrompe.
“Abraço”
“Abraço”
Beijinho! x)
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