29 de setembro de 2007

IV Festival Internacional DOURO JAZZ - "Jazz em época de vindimas"


É já a 4ª edição deste evento que já decorre na Régua, Bragança, Chaves e São João da Pesqueira além de Vila Real. Este ano destaque para o saxofonista Donald Harrison acompanhado pelo quinteto Santos/Melo, Diego Figueiredo Jazz Trio e principalmente para Billy Cobham, baterista norte-americano, considerado uma lenda viva do jazz de fusão. Ao todo são assim apresentados em Vila Real 5 fins de semana jazzísticos aliciantes a todos os apreciadores de musica.

www.dourojazz.com
www.teatrodevilareal.com

28 de setembro de 2007

Aplausos

Palmas para o ex-primeiro ministro Santana Lopes. São estes pequenos passos que têm de ser dados na televisão portuguesa.

26 de setembro de 2007

Por mais Um ano

Um ano mais e o Blog continua a Expressar-se devidamente, com a casa arrumada e alguns novos projectos o Blog comemora por esta altura o seu segundo aniversário.

E porque nem sempre estamos reunidos (vida de estudante é assim mesmo!), e como aconteceu no primeiro aniversário, este ano o Blog vai organizar um jantar de "Família", diz que é uma espécie de Tertúlia. Um jantar/reunião onde espera-se que todos os membros desta família possam estar presentes.
Um Jantar que será sobretudo para por a "conversa em dia" e ter em vista novas ideias e projectos por forma a dinamizar este espaço, assim estamos todos convidados a trazer ideias mais ou menos concretas para o jantar.
Por questões que se relacionam com datas e para que todos possam estar presentes a data mais adequada será o feriado de 5 de Outubro sexta-feira (fim-de-semana do renascimento do circuito de Vila Real).
Peço-vos que façam comentários e que deixem a vossa opinião e disponibilidade para o Jantar.


PARABÉNS!


20 de setembro de 2007

Caos.pt

É belo este país à beira mar plantado, muito por causa da confusão, desorganização, ignorância, enfim... o caos. Toda a gente se queixa do caos, toda a gente tem dor de dentes, a mim dói-me a barriga a ele a cabeça, mas no fundo gostamos de viver na lama. Somos porcos com fatos Armani contra-feitos e comemos com a boca aberta, dizendo entre dentes: "hoje tive em dia de merda". Mas no fundo queríamos dizer: "dá-me favas com chouriço". Só conseguimos transformar este pós-condado em vias de extinção neste caos porque somos jabardos com b e não com v. Agora fala-se nos metro-sexuais mas isso foi um protótipo criado por alguma mulher, farta dos restos da barba que o marido orgulhosamente deixava no lavatório e cansada psicologicamente pelo facto do mesmo nunca substituir o stock do papel higiénico. Ela pediu o divórcio, no registo civil riram-se com o rompimento prematuro, e teve a ideia de criar um homem modelo, o metro-sexual. Mas não seria esse modelo mais feminino que masculino? Eu esclareço. No fundo neste país não há metro-sexuais. Existe sim jabardo-sexuais. É diferente. Na Europa existem metro, aqui jabardos. Por isso é que este país é um caos, enganam-se as pessoas com termos actuais e engraçados e elas caem de cornos afiados numa piscina congelada. Ou seja, ficam presas a uma definição gelada que nada corresponde com a realidade. Mas la está no fundo gostamos deste caos, da confusão, da desorganização, dos mal entendidos. O que há de melhor, por exemplo, do que pedirmos um calippo de morango e oferecerem-nos com cara de anjo o calippo de limão? E se eu for alérgico ao limão? Por acaso não sou, mas é ácido e para isso bem basta a geração que ai vem. Ácidos e vegetarianos, ou vegetais, como quiserem.

10 de setembro de 2007

O Meu Filme do Mês - 21 Grams (21 Gramas)


O filme que vos proponho data já de 2003 e conta com um duo de luxo no que toca à 7ªarte contêmporanea: Alejandro González Iñárritu (realizador) e Guillermo Arriaga (argumentista). Tal como em Amores Perros e Babel eles conseguem fascinar o espectador mais incauto quer pelo argumento, quer pelo motivo da própria filmagem. O guião apresenta-nos vidas desencontradas e personagens perdidas no caos do dia a dia. O filme aborda também uma perspectiva mística, mas sem nunca perder o assento da realidade, pois embora seja claramente um drama, contem muitas mensagens ocultas adjacentes e problemáticas da nossa sociedade.
Um filme com pés, cabeça e coração.

O Meu filme do Mês (Continuação)

Após o Êxito da rubrica "O Meu filme do Mês" , achou-se por bem dar continuidade a este espaço dinamizador do Blog, que continuará funcionar nos mesmos moldes.
Depois de 5 bons filmes que foram dados a conhecer por 5 contribuidores, esperam-se outros tantos bons filmes, a escolher pelo contribuidor do mês, para esta rubrica.

Assim aqui fica a lista dos meses e os respectivos responsáveis por este espaço:

Lista dos meses:

Agosto: Francisco S.

Setembro: Lebre

Outubro: António Veloso

Novembro: Sérgio

Dezembro: Meireles

Para bem do Blog e de todos, estão a ser planeadas algumas novidades para o "EXPRESSA-TE" a serem reveladas em breve.

9 de setembro de 2007

Gosto de gritar baixo (assim em 3 partes)

Gosto, confesso. Não é que seja muito audível, mas acaba por ser eficaz. Onde está a confusão instalada, vozes em riste, peixeiras a cantar, feirantes a ensinar e o circo a passar gosto de gritar baixo. Ou então fujo para inglaterra, porque lá são civilizados e há lords. Não são jabardos como nós, porque nós comemos com as mãos e dizemos asneiras. Lá gritam baixo. É protocolo. A educação.
O pior é quando gritam baixo em outros países. É a causa perdida. O fim das conferências pois o papa está perdido! Sim o de Roma, o descendente de Júlio César numa versão 3.0.

O que me chateia nisto é o alarido! Quer dizer, estou eu a falar baixo no meu país e vêm uns comilões de férias instalar-se na colónia deles (allgarve) querer igualar-me em tal façanha! Como no fim não conseguiram fogem, coitados. Cobardes sem rumo. Mas no fundo são educados porque se assustaram. A vida é assim. É o acaso. E o acaso pode ou não dar sangue. E depois pagamos todos. Somos envolvidos pelo circo dela. Que me importa acompanhar estrangeiros à porta de um aeroporto? Que me importa os taboloides ingleses que nós chamam jabardos? Era a invasão da inglaterra já! Eles fizeram-nos um Ultimato de estupidez, mas nos temos o Mapa cor-de-rosa.

Que interessa a Euroliga, o Tomaz Morais ou M.Torga? É nestas alturas que o povo hospitaleiro lusitâno exagera. Deixa-se levar por falinhas mansas da imprensa cor de rosa, sim aquela que passa nos jornais correntes. E depois resulta na utopia ou na morte. O circo está montado há muito meus amigos! E vende bem a tragédia, como sempre. Queremos tristeza ou não queremos?
É assisti-lo ou mudar de freguesia! Prefiro a segunda hipótese e saio a assobiar para o ar.
Isto tudo, porque também gosto de gritar baixo. No máximo ouço lá no fundo: "o quê?", mas ai o meu assobio está no auge e ...adormeço.

5 de setembro de 2007

Destruição de transgénicos em Silves

Como foi noticiado, ocorreu uma manifestação de ambientalistas que destruiu um campo de milho trangénico!

Na minha opinião este movimento só teve efeitos negativos no seu objectivo porque levaram a que a opinião pública fosse negativa.

A melhor maneira é, sem dúvida, não comer transgénicos (excepto em ignorância) e alertar para os seus malefícios. Destruir uma percentagem mínima só leva á sua desacreditação.


Para saber mais: GAIA


4 de setembro de 2007

Hippiesódio 2007


Chill Out - Freedom