30 de junho de 2010
Sons-dos-Montes (Brigada Victor Jara)
Ao Romper da Bela Aurora (Alto Alentejo)
Coro das Maçadeiras (Minho)
Cantiga da Ceifa (Beira-Alta)
O Senhor da Serra é Meu (Ribatejo)
TAMBORILEIRO (1979)
Ó Menino Ó (Trás-os-Montes)
Rema (Açores)
Saias (Alto-Alentejo)
Corridinho (Algarve)
CONTRALUZ (1984)
Ea, Judios (Popular - Tema de Perseguição aos Judeus)
O Cativo (Algarve)
Vai-te Embora, Ó Papão (Canção de Berço - Beira Alta)
Cantiga Bailada (Beira Baixa)
Pregões ("dizeres mercantis")
DANÇAS E FOLIAS (1995)
Chula de Paus (Douro Litoral)
Mi Morena (Rio de Onor - Nordeste Transmontano)
Mazurca
Jota Carvalhesa (Rio de Onor - Nordeste Transmontano)
Moda da Zamburra (Beira Baixa)
POR SENDAS, MONTES E VALES (2000)
Cantiga do Bombo (Beira Baixa)
Tosquia (Beira Baixa)
Mineiro (Estremadura)
Faixinha Verde (Vinhais - Nordeste Trasmontano)
Marião (Trás-os-Montes)
Bento Airoso (Trás-os-Montes)
25 de junho de 2010
24 de junho de 2010
U gotta love the YeStErDaY (uN)cLaSsIcS
in http://www.discogs.com/
Para os mais curiosos ir:
Ao original dos Dance Reaction - "Disco Train" ( e lembrar a "Linha do Tua" versão "Disco Stu" dos Simpsons).
Vibrar com as meninas da "Baía Imperial" dos Plastic Mode no "Baja Imperial". O original já as têm mas o re-edit mostra o potencial.
À versão do Morgan de "Go on do it" de um Dj chamado Victor (naquele tempo o nome ainda não se tinha tornado numa importante ferramenta de marketing!! Devo dizer que ainda bem em alguns casos....neste, nem por isso...).
Ouvir aquele som "remember" de jogos de arcade em "Pacific" de Zodiac.
19 de junho de 2010
11 de junho de 2010
O Cobrador da Vuvuzela
"Criada empresa de cobranças difíceis: "O Cobrador da Vuvuzela"
|
8 de junho de 2010
Feriados Religiosos
Comunicado: Feriados Religiosos
Lisboa, 7 de Junho de 2010 - O MLS - Movimento Liberal Social considera que a existência em Portugal de feriados nacionais estreitamente ligados à religião católica se coaduna mal com a desejável laicidade do Estado. O MLS defende a liberdade religiosa e a imparcialidade do Estado em relação às diversas religiões professadas ou não professadas pelos habitantes de Portugal, considerando que a todos eles devem ser concedidas condições iguais para celebrar ou deixar de celebrar os dias de observância religiosa que cada um entenda convenientes.
O MLS constata que a religião católica é hoje observada apenas por uma minoria dos habitantes de Portugal, sendo que para a a maioria dos habitantes alguns dos actuais feriados religiosos não têm qualquer utilidade para além de constituírem dias de férias extra. Exemplos notórios são o dia do Corpo de Deus, o dia 15 de Agosto e o dia 8 de Dezembro.
O MLS deseja que a todos habitantes de Portugal seja concedida liberdade de optarem pelos dias de férias que melhor se adequem aos seus desejos e/ou às suas obrigações religiosas. Neste sentido, o MLS convida a Assembleia da República a rever o actual regime de feriados, eliminando os feriados religiosos, com prioridade para os três acima referidos, e substituindo-os por um aumento do número de dias de férias pagas obrigatoriamente concedidos a todos os trabalhadores.
O MLS considera que uma tal medida, para além de aumentar a liberdade de todos os portugueses, teria também vantagens económicas, ao evitar períodos de encerramento de empresas, realização de "pontes" ou o pagamento de compensações extraordinárias aos trabalhadores pela trabalho em dias feriados.
in http://www.liberal-social.org/
Ideia interessante esta: mais dias de férias e retira-se feriados religiosos...
A respeito do Expressa-te
O Expressa-te nasce de uma ideia que remonta ao inicio do séc.XXI. A partir de um grupo de amigos que partilham uma educação religiosamente comum embora com as diversas variantes pessoais. O grande mentor deste projecto, Ricardo Meireles, decidiu pôr mãos à obra no ano de 2005, após anos de partilha de ideias e já depois da "abertura" e expansão deste mundo que é a Internet. Tudo isto não teria sido possível sem a colaboração decidida dos, posso dize-lo, membros fundadores, a saber: Paulo Santos ("Reformado"), António Veloso (Emigrante), Francisco Sousa (Músico) e Pedro Lebre (Extra comunitário).
Depois da fundação vem a expansão, literalmente o que aconteceu, no decorrer dos primeiros anos de vida o Expressa-te mostrava-se com um futuro grandioso, cheio de ideias, e com muito interesse por parte de muita gente. Assim e durante este período tivemos entre nós um grupo vasto de colaboradores que entravam e saiam à velocidade que o Ronaldo bate os seus livres Tomahawk .
E como depois da expansão vem a firmeza, após meses de debate intenso e uma expectativa ainda maior nasce a certeza de que só ficam os que realmente desejam contribuir para um projecto aberto de ideias.
Com a consolidação do grupo começam a nascer projectos atraentes, alguns dos quais se mantém, e a produção de ideias não mais cessou.
Hoje e sempre o Expressa-te pretende ser um espaço público da comunidade internauta, só não vale dizer asneiras, e publicar comentários anónimos vale uma advertência.
7 de junho de 2010
6 de junho de 2010
11º festival Intercéltico de Sendim
http://www.facebook.com/pages/FESTIVAL-INTERCELTICO-DE-SENDIM/113402508681443
4 de junho de 2010
Polémica. Alunos com 15 anos vão poder saltar do 8.º para o 10.º ano
- Votar: Rating: 0.0
- Enviar
- Imprimir
- Comentar
- Recomendar
- Partilhar
- Os alunos com mais de 15 anos retidos no 8.o ano de escolaridade têm este ano lectivo mais uma hipótese para concluir o ensino básico. Para isso é preciso que se autoproponham às provas nacionais de Português e de Matemática do final do 3.o ciclo, em Julho, e façam ainda os exames a nível de escola em todas as disciplinas do 9.o ano. Em caso de aproveitamento, transitam directamente para o 10.o ano, terminando assim o ensino básico, sem que para isso seja necessário passar pelo 9.o ano. A medida apanhou uma boa parte dos professores desprevenida, já que só ao longo das últimas semanas foram sendo informados pelas escolas das novas directivas, durante as reuniões gerais de preparação para os exames nacionais.
As novas regras começaram a ser transmitidas pelas direcções regionais de educação às direcções dos agrupamentos escolares a partir de Abril e vão passar a ser já este mês mais uma rotina dos estabelecimentos de ensino, apesar de essa opção não ser obrigatória para os alunos retidos e necessitar de autorização do encarregado de educação. Esta modalidade, aliás, já estava prevista para os alunos retidos no 9.o ano, que ao obterem aproveitamento nos provas nacionais e nos exames escolares das disciplinaram em que chumbaram poderiam transitar para o 10.o ano. A grande novidade, que surgiu num despacho normativo publicado em Diário da República em Março, é a possibilidade de o aluno queimar uma etapa, saltando do 8.o para o 10.o ano de escolaridade.
O sucesso em todas as provas para os alunos retidos no 8.o ano passa a funcionar como passaporte directo para o ensino secundário, mas Pedro Araújo, presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares, está convencido de que serão poucos os adolescentes com condições para cumprir todos os requisitos exigidos pelo Ministério da Educação: "Estamos perante um perfil de alunos que por frequentarem ainda o 8.o ano aos 15 anos apresentam tendencialmente mais dificuldades de aprendizagem, logo será difícil superarem essas provas com êxito." Só que essa não é a questão principal, adverte Armandina Soares, membro do Conselho Nacional de Educação e directora do agrupamento escolar de Vialonga, em Vila Franca de Xira: "Estamos perante uma medida que vai provocar uma situação de injustiça entre alunos que frequentam o mesmo ano e têm a mesma idade." (...)»
in Ionline