30 de junho de 2010

Sons-dos-Montes (Brigada Victor Jara)

EITO FORA (1977)


Ao Romper da Bela Aurora (Alto Alentejo)
Coro das Maçadeiras (Minho)
Cantiga da Ceifa (Beira-Alta)
O Senhor da Serra é Meu (Ribatejo)

TAMBORILEIRO (1979)


Ó Menino Ó (Trás-os-Montes)
Rema (Açores)
Saias (Alto-Alentejo)
Corridinho (Algarve)

CONTRALUZ (1984)


Ea, Judios (Popular - Tema de Perseguição aos Judeus)
O Cativo (Algarve)
Vai-te Embora, Ó Papão (Canção de Berço - Beira Alta)
Cantiga Bailada (Beira Baixa)
Pregões ("dizeres mercantis")

DANÇAS E FOLIAS (1995)



Chula de Paus (Douro Litoral)
Mi Morena (Rio de Onor - Nordeste Transmontano)
Mazurca
Jota Carvalhesa (Rio de Onor - Nordeste Transmontano)
Moda da Zamburra (Beira Baixa)

POR SENDAS, MONTES E VALES (2000)


Cantiga do Bombo (Beira Baixa)
Tosquia (Beira Baixa)
Mineiro (Estremadura)
Faixinha Verde (Vinhais - Nordeste Trasmontano)
Marião (Trás-os-Montes)
Bento Airoso (Trás-os-Montes)

25 de junho de 2010

Tenho dito!


in http://thisisindexed.com

24 de junho de 2010

U gotta love the YeStErDaY (uN)cLaSsIcS







in http://www.discogs.com/

19 de junho de 2010

And now is time for...


11 de junho de 2010

O Cobrador da Vuvuzela

in O inimigo público
11 de Junho Por João Henrique


"Criada empresa de cobranças difíceis: "O Cobrador da Vuvuzela"

Depois da prática de empresas que enviavam homens vestidos com fraques para envergonhar os devedores e pressioná-los a pagar as suas dívidas, acaba de ser criada uma empresa de cobranças difíceis chamada de “O Cobrador da Vuvuzela”. Com a dívida das famílias num patamar recorde em resultado do fácil acesso ao crédito que durou anos, a humilhação, a agressividade e a vergonha já não são suficientes para cobrar as dívidas de forma eficaz. “Optámos pela forma de tortura mais insuportável de sempre. O Cobrador da Vuvuzela dirige-se ao devedor e só pára de soprar na vuvuzela depois da dívida ser integralmente paga. Está a ter um sucesso estrondoso. 100% das dívidas são pagas passado breves minutos”, afirmou um cobrador da vuvuzela. JH"







8 de junho de 2010

Feriados Religiosos

Comunicado: Feriados Religiosos

Lisboa, 7 de Junho de 2010 - O MLS - Movimento Liberal Social considera que a existência em Portugal de feriados nacionais estreitamente ligados à religião católica se coaduna mal com a desejável laicidade do Estado. O MLS defende a liberdade religiosa e a imparcialidade do Estado em relação às diversas religiões professadas ou não professadas pelos habitantes de Portugal, considerando que a todos eles devem ser concedidas condições iguais para celebrar ou deixar de celebrar os dias de observância religiosa que cada um entenda convenientes.

O MLS constata que a religião católica é hoje observada apenas por uma minoria dos habitantes de Portugal, sendo que para a a maioria dos habitantes alguns dos actuais feriados religiosos não têm qualquer utilidade para além de constituírem dias de férias extra. Exemplos notórios são o dia do Corpo de Deus, o dia 15 de Agosto e o dia 8 de Dezembro.

O MLS deseja que a todos habitantes de Portugal seja concedida liberdade de optarem pelos dias de férias que melhor se adequem aos seus desejos e/ou às suas obrigações religiosas. Neste sentido, o MLS convida a Assembleia da República a rever o actual regime de feriados, eliminando os feriados religiosos, com prioridade para os três acima referidos, e substituindo-os por um aumento do número de dias de férias pagas obrigatoriamente concedidos a todos os trabalhadores.

O MLS considera que uma tal medida, para além de aumentar a liberdade de todos os portugueses, teria também vantagens económicas, ao evitar períodos de encerramento de empresas, realização de "pontes" ou o pagamento de compensações extraordinárias aos trabalhadores pela trabalho em dias feriados.


in http://www.liberal-social.org/


Ideia interessante esta: mais dias de férias e retira-se feriados religiosos...

A respeito do Expressa-te

"Deus quer, o Homem sonha, a obra nasce" , mas não foi bem assim....
O Expressa-te nasce de uma ideia que remonta ao inicio do séc.XXI. A partir de um grupo de amigos que partilham uma educação religiosamente comum embora com as diversas variantes pessoais. O grande mentor deste projecto, Ricardo Meireles, decidiu pôr mãos à obra no ano de 2005, após anos de partilha de ideias e já depois da "abertura" e expansão deste mundo que é a Internet. Tudo isto não teria sido possível sem a colaboração decidida dos, posso dize-lo, membros fundadores, a saber: Paulo Santos ("Reformado"), António Veloso (Emigrante), Francisco Sousa (Músico) e Pedro Lebre (Extra comunitário).
Depois da fundação vem a expansão, literalmente o que aconteceu, no decorrer dos primeiros anos de vida o Expressa-te mostrava-se com um futuro grandioso, cheio de ideias, e com muito interesse por parte de muita gente. Assim e durante este período tivemos entre nós um grupo vasto de colaboradores que entravam e saiam à velocidade que o Ronaldo bate os seus livres Tomahawk .
E como depois da expansão vem a firmeza, após meses de debate intenso e uma expectativa ainda maior nasce a certeza de que só ficam os que realmente desejam contribuir para um projecto aberto de ideias.
Com a consolidação do grupo começam a nascer projectos atraentes, alguns dos quais se mantém, e a produção de ideias não mais cessou.

Hoje e sempre o Expressa-te pretende ser um espaço público da comunidade internauta, só não vale dizer asneiras, e publicar comentários anónimos vale uma advertência.

Sons & Ruralidades

6 de junho de 2010

11º festival Intercéltico de Sendim

Mesmo antes do burro e do gaiteiro estará em palco o 11º festival intercéltico de Sendim




http://www.facebook.com/pages/FESTIVAL-INTERCELTICO-DE-SENDIM/113402508681443

Farol Serrano (L Burro il Gueiteiro - Miranda do Douro)

1 a 4 de Agosto
Galandum Galundaina e Diabo na Cruz!

4 de junho de 2010

Polémica. Alunos com 15 anos vão poder saltar do 8.º para o 10.º ano


«Ministério da Educação permite aos alunos com mais de 15 anos fazer as provas do 9.º ano e saltar a última etapa do ensino básico

3 de junho de 2010

Rão Kyao - Chapéu Preto



Flauta de bambu ou de Bambi? O elefante também era vegetariano. Aquele das orelhas grandes. Por isso é que não conseguia voar. Quando estamos em fase de crescimento dizem que convém comer muita carne, tem proteinas, o Bambi só gostava de salada com alface e beringelas, tipo menina. Depois não conseguia voar: faltavam-lhe as forças nas orelhas e dava-lhe a fraqueira rápido.

Oriente ou Música Tradicional Portuguesa?

Hoje vai estar muito calor e o alcatrão vai arder, bebe muita água, põe o chapéu preto na cabeça e rosa branca ao peito, porque o branco sempre dá para arejar. O sol da Caparica deve estar impeCamel.

Hoje é feriado de quê?

"É mentira é mentira, é mentira sim senhor..."